Reinauguração do Teatro Benedito Alves em São José dos Campos
- Laís Costa
- 7 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Foto: Laís Costa / A Cia. Teatro do Rinoceronte fecha com chave de ouro a reinauguração do Cine Teatro Benedito Alves
Na noite da última Sexta-feira (01/07), o Cine Teatro Benedito Alves, Av. São José, 935, no Centro, foi reaberto após 17 anos fechado. O evento contou com muita música, homenagens à família do patrono, histórias, poesia e teatro, sem dúvida uma reestreia e tanto.
A música ficou por conta do Clube do Choro Pixinguinha, tocando clássicos de grandes nomes da música popular brasileira juntamente com a cantora Ana Morena, garantindo que ninguém ficasse parado. O Clube do choro é um grupo tradicional de São José, foi fundado em 1994 e já gravou 4 CD’s, e é liderado pelo Maestro Cunha.
Depois de inaugurado, na parte interior do teatro foi apresentado um documentário, onde foi possível entender a real importância daquele espaço, e o quão significante ele é, e que foi, sem dúvida, um grande ganho para sociedade tê-lo à disposição da cultura.
Também foram apresentadas ao público algumas histórias, tendo como narradores os alunos Juan Gustavo dos Santo Coutinho (FUNDHAS – Limoeiro) e Camila Ferreira Paiva (7º ano – EMEF. Mercedes Carnevali Klein). Após as contações de histórias, foi realizado um tour pelo espaço, onde foi possível conhecer as novas instalações e a mostra “Origens” idealizada pelo artista Carlos Cury, a exposição traz peças em cerâmica que retratam a diversidade cultural indígena por meio dos trabalhos de ceramistas do Litoral Norte.
Às 22h, o grupo Teatro do Rinoceronte subiu ao palco e apresentou a peça Maroscas, uma adaptação, muito bem feita e divertida, de duas obras do russo Anton P. Tchekhov, do fim do sec. XIX, O pedido de Casamento e o Jubileu, que de uma forma cômica fez críticas à sociedade moderna decadente.
A reabertura do Cine teatro, faz parte do programa de revitalização do Centro (Novo Centro) e representa uma nova opção de lazer e entretenimento. A programação de julho de Teatro Bendito Alves já pode ser consultada no site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), que administra o espaço, pelo site da prefeitura de São José e também através da nossa agenda semanal, que sai todas as sextas-feiras, com as melhores opções da região, fiquem ligados!
Commentaires