ESPORTE | Daynara de Paula e o nado borboleta com a promessa de Ouro
- Larissa Muradi
- 25 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Foto: Arquivo pessoal / A nadadora é especialista nos 100m borboleta
Daynara de Paula tem 27 anos,1,68m de altura, é nadadora profissional especialista em provas de nado borboleta. A atleta amazonense logo aos dois meses de idade já se mudou para a cidade de Jacareí e a partir disso, logo aos 7 anos de idade começou a treinar natação,e aos 11 passou a competir e foi desenvolvendo aos poucos suas habilidades na piscina até chegar ao nível olímpico. Aos 15 anos a nadadora deixou as piscinas dos clubes de Jacareí e foi para São Caetano-SP e foi a partir disso que sua carreira começou a deslanchar, Daynara quebrou o recorde Sul-Americano dos 50m borboleta em piscina olímpica. Logo aos 18 anos, disputava, pela primeira vez, uma competição internacional: As Olimpíadas de Pequim, em 2008. Na competição a atleta não passou da fase eliminatória, mas, a experiência Olímpica foi muito importante para ela, pois em Guadalajara, ela conquistou três medalhas, sendo uma de prata na prova em que é especialista, os 100m borboleta. Em 2010, quando era atleta do Minas Tênis Clube,Daynara enfrentou um momento delicado da carreira, ao ser flagrada no exame antidoping durante os Jogos Sul-Americanos de Medellín, pelo uso de furosemida. Na época, a atleta alegou que a substância estava em um suplemento alimentar, mas acabou punida pela Federação Internacional de Natação (Fina) por seis meses. A atleta raramente toca no assunto, mas afirma ter aprendido muito com o episódio. Durante o Pan-Americano de Gualalajara conquistou três medalhas. Duas pratas e uma de bronze. Esse ano, disputa sua terceira Olimpíada e com uma intensa rotina de treinos que inclui parte física dentro e fora das piscinas Daynara vai em busca de medalhas para o Brasil. A atleta já é um grande fenômeno das piscinas e as expectativas para o RIO2016 são as melhores possíveis.
Confira os principais trechos da entrevista da atleta:
Por que decidiu que seria atleta da natação?
Quando pequena conheci a Fabíola Molina e descobrir que também queria ser uma atleta olímpica
Por quais clubes já passou?
Trianon Clube, Vasco, Flamengo, São Caetano, Minas Tênis Clube e agora estou no Sesi-SP
Sua modalidade é individual, mas conta com quantas pessoas em sua equipe atual ? (Entre técnico, fisioterapeuta, nutricionista, massagista, etc.)
A equipe é formada por aproximadamente 6 pessoas.
Quais títulos marcaram sua carreira?
Recorde Sul-americano, participar da terceira Olimpíada, Campeã brasileira e medalhista Pan Americano.
Quais as suas expectativas para as Olimpíadas e qual a emoção em fazer parte da equipe brasileira que vai disputar os jogos em casa ?
Sem palavras, Olimpíada é a realização de um sonho! Sendo em casa? Nem sei o que falar, estou grata e honrada se poder representar o meu país.
O que te motiva a competir e quais os benefícios que o esporte te proporcionou?
São as emoções e adrenalina , sempre ocorre de forma diferente.
Commenti